Reações do luto normal | Blog | GRUPO DIVINA LUZ | Planos de Assistência Familiar

Reações do luto normal

Os enlutados podem apresentar reações emocionais, físicas, intelectuais, espirituais e sociais. 

 

EMOCIONAIS
Ao enlutar-se, normalmente ocorrem as seguintes manifestações emocionais: choque, tristeza, raiva, culpa, desamparo, solidão, agitação, ansiedade, alívio e desejo de estar com a pessoa falecida. Não conseguir controlar a tristeza e a raiva é normal. Pois são sentimentos comuns ao luto e falar sobre eles ajudará a aliviá-los.

 

FÍSICAS
É muito comum à pessoa sentir um aperto no peito, falta de ar, fraqueza, falta de energia, falta ou aumento de apetite, hipersensibilidade ao barulho, insônia ou muito sono, queixas somáticas, suscetibilidade a doenças. Trata-se de um momento muito delicado, onde corpo e alma sofrem. Devemos prestar atenção ao nosso corpo e buscar ajuda se perceber que os sintomas estão fortes demais.

 

INTELECTUAIS 
Outra possível manifestação do luto é a dificuldade intelectual. Ocorre descrença, falta de memória e concentração, pensamentos obsessivos, sensação da presença do falecido. Algumas vezes, as pessoas se sentem confusas mentalmente e apresentam dificuldades em suas atividades diárias. É importante dividir as tarefas, assumir somente o que se sente seguro para fazer. E saber que esses sintomas, tendem a melhorar com o passar dos dias.

 

ESPIRITUAIS
Além das manifestações já mencionadas, o enlutado enfrenta também a questão espiritual. Quando se perde alguém é muito comum que haja questionamentos em relação à fé e a religião. Algumas pessoas aumentam sua fé, outras perdem e outras levam um tempo para restabelecer as conexões religiosas. Isso faz parte do processo, duvidar ou sentir-se abandonado. Consequentemente, a tendência é de que com o tempo, o laço com a espiritualidade ou com a religião se restabeleça para os que acreditam.

 

SOCIAIS
A morte de alguém importante sempre nos faz pensar na vida. Por isso é normal uma “perda de identidade”, dificuldade de relacionamento, necessidade de isolamento social, evitar coisas que lembrem o falecido, chamar pela pessoa, hiperatividade e inquietação. Essas reações são comuns durante o processo do luto e variam em intensidade de pessoa para pessoa. Em casos não saudáveis, ocorre o aumento no consumo de medicamentos, álcool/outras drogas, cigarro.

 

FONTE: Cristiane Assumpção. “O que é o luto?” Disponível online em: https://www.cristianeassumpcao.com.br/luto/

 

Jéssica Sousa

Psicóloga

CRP 09/009126

Clique na foto para ampliar