Minuto Saúde Biocentro - O que podemos fazer para recuperar a saúde mental e física após o covid? | Blog | GRUPO DIVINA LUZ | Planos de Assistência Familiar

Minuto Saúde Biocentro - O que podemos fazer para recuperar a saúde mental e física após o covid?

Quando vivenciamos situações de estresse ou pressão, estamos sujeitos a ter alterações consideráveis no nosso peso devido ao aumento ou restrição dos nossos hábitos alimentares.

Podemos adotar como exemplo a pandemia do Covid-19. Principalmente nos primeiros meses da pandemia, surgiu o medo de uma doença desconhecida e o isolamento social aumentou ainda mais os níveis de ansiedade e depressão nas pessoas. O Covid-19 é uma doença infecciosa capaz de afetar o nosso sistema nervoso central e prejudicar a nossa cognição. Por isso, é bastante comum ouvirmos relatos de pessoas que após serem infectadas pelo covid se sentem:

- Mais lentas;

- Esquecidas;

- Com alguma alteração do paladar;

- Que aumentaram ou diminuíram bastante o peso.

Diante desses fatos, há algumas sugestões da Dra. Jéssica, psicóloga, que podem contribuir com a recuperação da saúde física e mental após o covid:

- Atividades em grupo;

- Se reunir com os amigos;

- Terapia;

- Atividade física;

- Alimentação saudável.

A alimentação saudável não deve ser adquirida apenas quando começamos uma dieta, mas deve ser adotada como um hábito de vida. Mas como fazer isso? A sugestão da Dra. Jornada, nutricionista, é diversificar a alimentação em:

- Frutas;

- Verduras;

- Legumes;

- Consumir nutrientes, carboidratos e vitaminas é a melhor forma de auxiliar no aumento da imunidade e na recuperação pós-covid. Quando notamos sinais de que a nossa saúde mental e física estão sendo prejudicadas após a infecção do Covid-19, o ideal é procurarmos profissionais qualificados que nos auxiliem na melhora da saúde mental e na reeducação alimentar.

 

Se você tem passado por alguma das situações acima, procure um profissional especialista na área para te ajudar.

 

Essa foi uma dica de saúde do Laboratório Biocentro em parceria com as profissionais Dra. Jordana Cardoso Nutricionista e Dra. Jéssica Sousa Psicóloga.