O Luto é uma doença? | Blog | GRUPO DIVINA LUZ | Planos de Assistência Familiar

O Luto é uma doença?

George Engel (1961) levantou a tese de que a perda da pessoa amada é tão psicologicamente traumática, quanto ser gravemente ferido ou queimado. Ele argumentou que o luto representa um afastamento do estado de saúde e bem-estar, da mesma forma como a cura é necessária no campo fisiológico para levar o corpo de volta ao equilíbrio homeostático, e é igualmente necessário um período para o enlutado retornar ao estado similar de equilíbrio psicológico. Assim, Engel considera o processo de luto semelhante ao processo de cicatrização. Como na cicatrização, todas as funções, ou quase todas, podem ser restauradas, mas também existem casos de disfunções e resolução inadequada.

Ele define o luto como percurso que necessita de tempo para que possa ocorrer a restauração das funções. O quanto o comprometimento funcional ocorre é questão de intensidade (Engel, 1961). Em vez de usar termos como “restauração” e “recuperação”, usado a palavra “adaptação”: algumas pessoas fazem melhor adaptação à perda do que outras.

 

FONTE: WORDEN, J. Willian. Aconselhamento do Luto e Terapia do Luto. Um Manual para Profissionais de Saúde Mental. 4ª Edição. Editora Roca.

 

Jéssica Sousa

Psicóloga

CRP 09/009126